O PPGCL
atende
prioritariamente
aos egressos
dos cursos
de graduação
de Letras,
de Cinema e
Audiovisual,
de
Jornalismo e
de
Publicidade
e
Propaganda.
Além disso,
considerando
a dimensão
multidisciplinar
de sua área
de
concentração,
o Programa
acolhe
estudantes
das mais
diversas
licenciaturas
e
bacharelados
que se
interessam
por objetos
textuais,
discursivos
e culturais.
O perfil do
egresso do
PPGCL está
centrado nas
competências
de
pesquisador
e de docente
na área de
Linguística
e
Literatura.
Este perfil
deve
resultar da
participação
do estudante
nas
atividades
desenvolvidas
pelo
Programa:
aulas e
seminários
em
disciplinas
específicas,
pesquisas
práticas e
teóricas,
grupos de
pesquisa,
grupos de
estudo,
reuniões
acadêmicas e
estágios de
docência.
As
competências
desenvolvidas
pelos cursos
de Mestrado
e de
Doutorado em
Ciências da
Linguagem
devem
atender a
três
aspectos: o
teórico, o
prático e o
ético.
1. O aspecto
teórico visa
à
complementação,
à
atualização
e ao
aprimoramento
teórico do
estudante,
desencadeando
atividades
que o
habilitam a:
(a) proceder
a análises e
a sínteses
próprias da
reflexão
teórica; (b)
observar a
linguagem de
forma
crítica,
como
fenômeno
multifacetado
e passível
de múltiplas
abordagens:
cognitivas,
sociais,
interacionais,
históricas,
culturais,
políticas e
ideológicas;
(c)
problematizar,
de modo
crítico,
perspectivas
teóricas
aplicadas às
investigações
em
linguagens;
(d) fazer
avançar o
contexto
conceitual e
teórico da
área,
produzindo e
socializando
conhecimento.
2. O aspecto
prático visa
às
atividades
de pesquisa
e de
docência,
desencadeando
ações que
habilitam o
estudante ao
domínio: (a)
das teorias,
dos métodos
e das
técnicas
necessárias
à atividade
de pesquisa;
(b) da
escrita
acadêmica;
(c) da
leitura
proficiente
e crítica;
(d) da
prática da
docência
reflexiva.
3. O aspecto
ético visa à
reflexão
sobre a
influência
das
atividades
de pesquisa
e de
docência na
sociedade em
geral, nos
grupos
sociais em
particular e
nos
indivíduos
diretamente
envolvidos.
A consecução
deste perfil
implica o
compromisso
com a
tríplice
função de
ensino,
pesquisa e
extensão da
Universidade
do Sul de
Santa
Catarina (UNISUL).
No que tange
ao ensino, o
PPGCL busca
desenvolver
no estudante
o domínio
crítico do
conhecimento
na área
específica,
a autonomia
e o
comprometimento
com a sua
prática
profissional.
No que se
refere à
pesquisa, o
PPGCL gera e
estimula
permanentemente
atitudes de
investigação
amparadas no
conhecimento
teórico
articulado
às
metodologias
das Ciências
da
Linguagem.
No que
concerne à
extensão, o
PPGCL
promove
sistematicamente
atividades
que
possibilitam
levar o
conhecimento
produzido na
Universidade
para a
comunidade
externa, de
modo a
promover no
estudante a
consciência
de seu papel
de agente
inovador,
compreendendo
os
resultados
das
pesquisas
como bens
sociais e
públicos.
Atualizado
em 11 de
março de
2019.